Falcato, mudei este tópico para aqui, que o outros é mais sugestões em relação ao fórum em si

Espero que não haja problema!
Primeiro - parabéns pela bigorna!

Quanto a isto tenho pouca informação infelizmente... e é capaz de ser difícil arranjar essa informação. A bigorna pode, ou não, ter uma mesa de aço mais duro no topo. Acho difícil que tenha perdido a têmpera, portanto pode ser mesmo feitio dela.
Se for aço e quiseres endurecer, convém ter mesmo muito cuidado. Há um risco muito elevado de estragar a bigorna, talvez permanentemente. A minha sugestão seria ou arranjar quem soubesse muito, muito bem o que está a fazer ou então trabalhar numa zona da bigorna que fica com marcas, e quando houver mais controlo passar para uma zona mais lisa.
Aproveito para dizer que é normalíssimo a bigorna ir ficando com e sem marcas durante o seu uso habitual. Não é suposta ficar com grandíssimas marcas, ou muito profundas, mas com marcas fica. Acontece muito quando se está cansado ou com falta de prática, como é o meu caso!
Se conseguires arranjar umas fotos talvez ajudasse a tentarmos perceber se há de facto algo errado com a bigorna.